Skip to content

Task-force // COVID-19

Com a confirmação dos primeiros casos de COVID-19 em Portugal, a comunidade i3S mobilizou-se e formulou uma resposta concertada à pandemia declarada. A abordagem interdisciplinar e multidirecional permitiu a implementação de soluções robustas e o reforço do espírito colaborativo, pela segurança de todos. Agora, queremos e continuamos a contribuir para o combate a uma crise epidémica ainda sem solução.

 

Nº voluntários:
cerca de 150

Capacidade diária atual: 350 testes

Testes MOLECULARES realizados: 28 000+

4 Protocolos &
2 COLaborações

Desde que a epidemia atingiu Portugal e, em particular, a zona norte que o i3S se colocou à disposição dos hospitais associados para encontrar soluções em conjunto. Em breve se constitui uma rede de colaboração entre o instituto e os Centros Hospitalares e Universitários de São João e do Porto.

Os laboratórios mobilizaram-se para recolher material em falta nas linhas da frente para, pouco tempo depois, passarem a ser, também eles, um centro de ação.  

Após submeter parte do edifício a reconfigurações profundas de forma a garantir o máximo de segurança aos voluntários e constituir uma task force para gerir esta enorme iniciativa, o i3S reabriu parcialmente e passou a realizar testes moleculares a amostras suspeitas para o SARS-CoV-2, bem como atividades paralelas que complementam todo este processo colaborativo.

A iniciativa contou ainda com a colaboração do centro de diagnóstico do Hospital de São João, bem como do IPATIMUP Diagnósticos e do CGPP – Centro de Genética Preditiva e Preventiva que, não obstante continuarem com consultas e atividade clínica, deram apoio ao controlo e qualidade dos testes.

Adicionalmente, o i3S tem funcionado como centro de receção e distribuição de reagentes. O instituto é o ponto de entrega de kits de PCR e de extração de RNA que depois são distribuídos por toda a região norte.

Tipos de Testes

O i3S está a contribuir para o combate ao COVID-19 com a realização de diversos testes

A equipa

Claudio Sunkel

Coordenação com entidades públicas

Luísa Pereira

Coordenação dos voluntários, contacto clínico e logística

Didier Cabanes

Direcção técnica

Marta Mendes

Coordenação da produção do meio de cultura

Margarida Saraiva

Coordenação Inativação do vírus

Alexandra Moreira

Coordenação Extração do RNA

Margarida Duarte

Coordenação Extração do RNA

Mafalda Rocha

Coordenação PCR em tempo real

José Bessa

Coordenação da base de dados para registo de amostras e resultados

Paulo Canedo

Coordenação do rastreio serológico

Carlos Silva

Receção e registo de amostras; adaptação dos laboratórios

Protocolos & colaborações