Skip to content

Testes serológicos

Iniciado o desconfinamento em Portugal, identificou-se a necessidade de realizar testes serológicos – ou seja, detetar a presença de anticorpos produzidos após exposição ao vírus – em segmentos da população.

O i3S, por via do IPATIMUP Diagnósticos, montou no seu parque de estacionamento instalações destinadas à realização de um rastreio serológico em regime drive-thru, para testar os funcionários da Câmara Municipal do Porto.

No âmbito desta colaboração, serão efetuados mais de 1500 testes, incluindo a funcionários que exerceram funções presenciais durante a vigência do Estado de Emergência, bem como a profissionais de saúde dedicados ao cuidado e tratamento de pacientes de COVID-19.

Foi ainda encetada uma colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos para implementar um rastreio serológico, com o mesmo propósito, no Parque de Manhufe.

O teste demora aproximadamente 10 minutos a ser realizado e permite identificar os indivíduos que já apresentam uma resposta imunológica a este vírus. Os testes são aplicados por técnicos do IPATIMUP Diagnósticos e por investigadores voluntários do i3S.

“Com esta amostra pretende-se estabelecer um ponto de partida para avaliar a presença de anticorpos na população do concelho do Porto, o que permitirá aferir de forma alargada qual a proporção de pessoas no distrito que eventualmente tiveram contacto com o vírus e, assim, estimar a resposta imunológica e a dispersão do vírus na região.”

Claudio Sunkel

Colaborações