Skip to content

Testes moleculares

Os cientistas são por natureza inquisitivos. Perante uma situação repleta de indefinições, os investigadores do i3S sentiram de imediato necessidade de engrossar os esforços da busca por respostas.

Uma equipa multidisciplinar foi constituída e encetaram-se relações mais diretas com responsáveis clínicos para facilitar o trabalho colaborativo. Simultaneamente, alguns laboratórios comuns do instituto foram remodelados para que a manipulação de amostras com suspeita de infeção para o SARS-CoV2 passasse a ser feita respeitando as necessárias condições de segurança.

“É muito importante frisar que fizemos isto com o máximo de condições de segurança para os nossos voluntários.”

Luísa Pereira

Todas as etapas são levadas a cabo por três equipas em rotação semanal de forma a garantir o necessário distanciamento social e a segurança de todos.

“Há diferentes fases dos testes que obrigam ao recrutamento de voluntários com competências diferentes e que têm de estar muito bem articulados”.

Didier Cabanes

A task force organizou o processo de testagem em diferentes etapas, o que permitiu tirar proveito das diversas competências dos cerca de 150 voluntários:

1. Definição de procedimentos, salvaguardando a qualidade dos testes e a segurança dos voluntários. Recolha de reagentes e equipamento;

2. Inativação do vírus

3. Extração de RNAs

4. Amplificação PCR

5. Análise e validação dos resultados

6. Comunicação de resultados aos clínicos responsáveis nos diferentes pontos de recolha

Controlo e qualidade realizado por observadores permanentes. Ao longo de todo o processo,a informação obtida é registada numa base de dados.

De destacar a cooperação de instituições como o CIBIO-InBIO, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e a Universidade Católica, que gentilmente disponibilizaram reagentes e equipamentos quando a capacidade interna se esgotou.

Numa fase inicial, foram realizados entre 100 e 150 testes diários. Neste momento, a capacidade diária é já de 350 testes. As amostras foram encaminhadas por vários centros de saúde da região norte.

1. Porto Ocidental
2. Santo Tirso/Trofa
3. Vale do Sousa Norte
4. Vale do Sousa Sul
5. Braga*
6. Gondomar
7. Maia/Valongo
8. Aveiro

*atualmente, as amostras de Braga são processadas no ICVS