i3S Health Innovation Prize
Grande Vencedor
Nanotecnologia antiviral para superfícies e filtros de ar cerâmicos
O projeto vencedor do Prémio i3S Health Innovation consiste num revestimento nanotecnológico com propriedades antimicrobianas capaz de destruir não só vírus do tipo betacoronavírus, como o SARS-CoV-2, mas também outros vírus, bactérias e fungos em segundos. Este revestimento pode igualmente ser incorporado numa alargada gama de materiais, tais como madeira, metal, tecido e filtros de ar cerâmicos, podendo ainda ser facilmente aplicado a várias superfícies de contacto frequente.
Esta solução revela-se particularmente útil em locais com elevada circulação de pessoas, onde o risco de transmissão por via aérea e por superfícies contaminadas é alto, caso de escolas, hospitais, lares, transportes públicos, escritórios e fábricas.
Neste momento, a empresa Smart Separations tem identificados quatro produtos incorporáveis: (1) Smart Stickers®, adesivos aplicáveis a superfícies de contacto frequente; (2) Smart Gloves® e (3) Smart Masks®, que ampliam a proteção do utilizador uma vez que o agente infeccioso é neutralizado pela barreira física; e (4) Smart Air Filters®, a incorporar em equipamento de proteção pessoal, como os respiradores 3M, e em purificadores do ar.
Patrocinadores:
i3S, Vallis Capital, Câmara Municipal do Porto e TECNIMEDE – 20 mil euros + 20 mil euros em serviços de apoio à inovação (patrocínio do Resolve-Health)
Outros prémios:
Patentree Award; Porto Business School Award (três inscrições no programa de formação de executivos “Future Leaders”)